Notícia reforma a importância de uma boa gestão e do investimento em serviços no mercado da bike
O mercado mundial das bicicletas, e também o nacional, seguem passando por oscilações, com períodos de recuperação intercalados com momentos de desaquecimento. Além disso, algumas empresas relatam melhoras no faturamento, enquanto outras apresentando queda nas vendas.
Deste vez, foi a vez da Giant e da Merida, dois dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, apresentarem seus dados de faturamento para o mês de agosto. Em ambos os casos, a vendas foram mais fracas em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo dados divulgados pelo site Bicycle Ratailer, a Giant Manufacturing informou que sua receita operacional de agosto foi de NT$ 5,025 bilhões (US$ 166 milhões), uma queda de 26,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. A receita operacional acumulada no ano até agosto foi de NT$ 42,7 bilhões, uma redução de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já a Merida Industries reportou receita operacional de NT$ 2,47 bilhões em agosto, queda de 15,5% em relação a agosto do ano passado. A receita operacional acumulada no ano até agosto foi de NT$ 19,5 bilhões, retração de 8% em relação ao mesmo período de 2024.
Importância da boa gestão e do investimento em serviços
Em um cenário de oscilação, ter controle sobre o faturamento e os gastos da sua loja de bike são fundamentais para manter a saúde financeira do seu negócio. Até mesmo por isso, se você é usuário do Bike Conecta, recursos como o Contas a Pagar e o registro de custos fixos, disponível no menu de Cadastros do Bike Conecta, são ótimas ferramentas para você manter seu fluxo de caixa controlado.
Além disso, a última Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2025 da Aliança Bike, indica que, para lojas menores, a oferta de serviços de mecânica e revisão são muito relevantes para o faturamento. Por outro lado, entre lojas maiores, a venda de bicicletas completas permanece como principal fonte de faturamento — em 80% desses estabelecimentos, os modelos mais vendidos têm preço de até R$ 3.000.
Apesar de ainda não ser o cenário ideal no Brasil, é importante ressaltar que quase metade dos lojistas relatou crescimento no faturamento entre 2023 e 2024, e muitos acreditam que as condições vão melhorar ainda mais este ano.
Conclusão
O cenário atual mostra que, diante das oscilações do mercado de bicicletas, a combinação entre uma gestão financeira eficiente e o investimento em serviços é decisiva para a sustentabilidade dos negócios.
Lojas que diversificam suas fontes de receita, equilibrando vendas com serviços de manutenção, Bike Fit e outros, estão mais preparadas para atravessar períodos de instabilidade e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento quando o setor retoma o fôlego.