Melhor Aplicativo de Gestão para Bicicletaria e Bike Shop

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua bicicletaria?

Manter a organização financeira de qualquer empresa do setor de vendas ou manutenção de bicicletas, artigos para ciclismo ou relacionados, é fundamental para o bom desempenho dos negócios. Os gestores podem contar com uma ferramenta para o planejamento das finanças, esta é chamada de fluxo de caixa. No artigo de hoje você vai conhecer melhor essa poderosa técnica e entender como ela pode ajudar sua bicicletaria. Acompanhe:

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um esquema que apresenta todas as movimentações, ou seja, o registro das entradas e saídas de recursos financeiros da sua bicicletaria. Ter controle sobre o fluxo de caixa auxilia no processo de gestão financeira do seu negócio, uma vez que demonstra a atual situação e guarda uma real base de dados, contribuindo para qualquer tomada de decisões.

Sabendo que o fluxo de caixa tem uma importante contribuição no controle e organização de seus negócios, continue acompanhando o artigo para ter acesso a informações bem pertinentes sobre o tema:

O que é situação superavitária e situação deficitária?

A primeira trata-se de quando a entrada de recursos é maior do que a de saída, obtendo um saldo positivo em seu caixa. O segundo é o oposto do primeiro conceito, é quando a saída de recursos é maior do que a entrada, obtendo um saldo negativo.

Como utilizar fluxo de caixa a favor da sua bicicletaria?

Tenha em mente que você precisará usar esse banco de dados para o controle e para tomar decisões importantes para a vida financeira de sua bike shop. Então faça todos os lançamentos de suas contas a pagar (água, luz, telefone, internet, impostos, folha de pagamento) e contas a receber, isso te dará uma base do saldo que seu negócio tem em caixa, seja ele positivo ou negativo.

Essas informações ainda vão te ajudar a elaborar um plano gerencial de resultados e fazer uma análise dos relatórios financeiros, visualizando a rentabilidade e apresentando onde está concentrado os custos operacionais de sua bicicletaria.

Ao entender como está o fluxo de caixa, você pode tomar atitudes evitando problemas de liquidez e endividamento. Por isso, para que as contas de sua empresa não caiam no vermelho é preciso anotar tudo e sempre acompanhar essa movimentação.

Como gerenciar o fluxo financeiro de uma bicicletaria?

Você pode montar uma planilha para acompanhar as receitas de seu negócio, mas o aconselhável é utilizar uma ferramenta mais completa, que ofereça relatórios, que te dê a possibilidade de gerenciar seu estoque e integrar os demais fatores que envolvem sua bike shop, uma opção é um sistema de gestão online.

Para as necessidades da sua bicicletaria ou bike shop, conheça o Bike Conecta, uma ferramenta online para você organizar e fazer a gestão do seu negócio. A plataforma oferece o controle financeiro, de clientes, fornecedores, produtos e vendas, além de indicar todos os gastos.

E a partir da compilação de todas as entradas e saídas, gera uma verdadeira base de dados, que resulta em relatórios periódicos (diário, semanal ou mensal). Com a verificação do desempenho financeiro, você como gestor pode se questionar sobre como melhorar os resultados de sua bicicletaria ou bike shop.Conheça melhor o nosso sistema, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *