Boas práticas para emissão de Notas Fiscais no Bike Conecta


Dúvidas ou dificuldades na emissão de notas fiscais? Confira as dicas abaixo e agilize seu dia a dia

Aqui no Bike Conecta, nós gostamos de tirar dúvidas e apoiar nossos clientes nas dificuldades do dia a dia, mesmo quando o assunto é mais complexo, como uma nota fiscal retornando sem aprovação, acompanhada de uma mensagem de erro da Secretaria da Fazenda.

Porém, mais do que isso, ver os clientes sendo bem-sucedidos é o que realmente nos motiva. Até mesmo por isso, além do nosso curso gratuito em parceria com a Escola Park Tool e de apoiar ações como aulas online sobre gestão de lojas de bike, reunimos aqui neste texto algumas boas práticas que podem evitar dores de cabeça e tornar o processo de emissão muito mais tranquilo:

1 – Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte

Nosso objetivo de trabalho é agilizar a sua rotina. Por isso, se tiver dúvidas ou dificuldades, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte, que atende de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas, exceto em feriados.

Para falar conosco, utilize o WhatsApp (11) 98081-0592, o e-mail vendas.bikeconecta@gmail.com ou abra um ticket diretamente na plataforma, clicando no nome da sua loja no canto superior direito do sistema, na função “Atendimento via e-mail”.

Dica: Em muitos casos, os vídeos de tutorial exibidos ao final do nosso atendimento automatizado explicam, de forma simples e prática, como utilizar os recursos do Bike Conecta. Vale a pena assistir!

2 – Peça ajuda para o seu contador para o preenchimento tributário

As informações tributárias do seu negócio são fundamentais para evitar problemas na emissão e também com a fiscalização. Porém, apenas o seu contador sabe exatamente quais são esses dados. Afinal, essas informações variam de empresa para empresa, de estado para estado e até de cidade para cidade. Por isso, nossa equipe de atendimento não pode auxiliar nesses casos.

Os dados tributários da sua empresa devem ser preenchidos na função “Cadastros Tributários”, na aba “Padrões de tributos”. Essas informações são a base para toda a emissão das notas, assim como os dados presentes na aba “Movimentar em notas fiscais”, disponível em todos os produtos cadastrados no Bike Conecta.

3 – Preste atenção na mensagem de erro

Na aba de histórico de cada nota fiscal, você encontra o status atual dela. Nas notas que falharam, uma mensagem de texto indica o motivo da não aprovação. É importante destacar que essa mensagem vem do órgão responsável pela autorização da nota, e não do Bike Conecta – por isso, essa informação está sempre “correta”, ao menos do ponto de vista da emissão.

Nessa mensagem, você verá o principal motivo da rejeição. Com essa informação, fica mais fácil resolver o problema, seja ele um código de NCM incorreto, um padrão tributário, opção de faturamento ou cadastro de cliente, produtos e transportadoras. Via de regra, a maioria das notas apresenta problemas por algum erro de preenchimento.

Dica: o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) costuma gerar muitas falhas, especialmente pelo uso de códigos desatualizados. Nesses casos, a melhor alternativa é consultar a planilha vigente de NCM diretamente no site da Receita Federal.

4 – Não utilize caracteres especiais

Ao receber uma nota, a Secretaria da Fazenda espera encontrar um padrão que, normalmente, não contempla caracteres especiais. Isso significa que alguns símbolos podem impedir a emissão da nota, mesmo quando aparecem nas observações – via de regra, esse tipo de falha gera uma mensagem apontando um “erro no schema da nota”.

Por isso, evite usar emojis ou símbolos como os da lista abaixo:

`! @ # $ % ¨ & * ( ) _ + – = { } [ ] ^ ~ , . ; : ? / \ | ” ‘ < > ´ ` ^ \~ ¨\`

5 – Evite emitir notas fora do sistema

Todas as notas, sejam de produto ou de serviço, possuem um número sequencial. Ao enviar uma nota, o Bike Conecta também registra esse número. Porém, ao emitir uma nota por outros meios, esse número será consumido, e a plataforma não consegue identificar essa situação, e isso pode gerar erros.

Para corrigir, você precisará do número da última nota aprovada da sua empresa. Com essa informação, vá até o menu “Cadastros Tributários” e abra a configuração do tipo de nota que está tentando emitir (NFe, NFCe ou NFSe).

No final da página, você encontrará os campos para a numeração da nota. Para que a emissão ocorra, insira o número da próxima nota no campo correto, faça o upload do seu certificado digital e coloque senha. Por último, clique em “Salvar e emitir nota”.

6 – Tenha seus cadastros atualizados

Verifique sempre os dados de clientes, fornecedores e produtos. Pequenos erros em CPF, CNPJ, endereços, inscrições estaduais e municipais estão entre as principais causas de rejeição de notas. Em alguns casos, até um ponto no lugar errado pode gerar rejeição ou problemas com a fiscalização.

Lembre-se: a nota fiscal é um documento oficial e seu preenchimento deve ser levado a sério.

7 – Revise suas informações antes de transmitir

Antes de finalizar e enviar uma nota fiscal, tire um minuto para revisar os principais dados: produtos, quantidades, valores, NCM, CFOP e dados do cliente. Essa revisão rápida pode evitar retrabalho e garantir que sua nota seja aprovada logo na primeira tentativa.

Conclusão

Seguindo essas práticas, você reduz erros, economiza tempo e garante que suas notas sejam emitidas e aprovadas sem dificuldades.

No Bike Conecta, o nosso objetivo é que você gaste menos tempo com burocracia e mais tempo crescendo o seu negócio.

Sempre que precisar, conte com a nossa equipe de suporte e aproveite os recursos da plataforma para simplificar o seu dia a dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *