Porque bicicletarias devem emitir de nota fiscal?

Antes de entrarmos no assunto principal deste artigo, você precisa conhecer o que é uma NF-e, ou seja, uma Nota Fiscal Eletrônica. Ela tem como intuito implementar um modelo de documento fiscal eletrônico que substitui aqueles antigos documentos fiscais emitidos em papel.

Este documento digital tem fins fiscais e comprova que foram feitas transações envolvendo as mercadorias e produtos vendidos por bike shops ou a prestação de serviço de manutenção de bicicletas, por exemplo. Ainda apresenta os dados do emissor, destinatário e impostos.

Não confunda

Muitos misturam os termos DANFE e NF-e. Porém, o primeiro é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, e se trata da representação física da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Porque emitir notas fiscais?

Emitir notas fiscais significa que sua bicicletaria paga corretamente os tributos ao governo. É obrigatório e empresas que descumprem podem sofrer penalizações, em alguns casos são enquadradas por crimes contra a ordem econômica e tributária.

Do ponto de vista da sua bike shop, a NF-e é um documento importante para a contabilidade, ela facilita o trabalho e agiliza os balanços e faturamentos. É tudo muito mais fácil porque seu sistema eletrônico permite selecionar os arquivos feitos em um determinado período ou emitidas para um certo cliente.

Além disso, gerar nota fiscal faz com que sua empresa ganhe a confiança de seus fornecedores e clientes, que vão saber que sua bicicletaria está com os tributos em dia.

Quais os benefícios da nota fiscal eletrônica?

Emitir a nota fiscal eletrônica traz alguns benefícios para o contribuinte. Entre eles:

  • Economia nos custos de impressão, custos de aquisição de papel e custos de envio do documento fiscal.
  • Não precisam dispor de locais de armazenagem dos documentos fiscais.

Muitas empresas estão aderindo a NF-e, pois, com essas pequenas reduções nos custos citados acima, conseguem ter uma parcela maior de lucro no fim do mês.

Facilidade da nota fiscal eletrônica

Por ser um sistema todo online, é mais rápido e prático de fazer a emissão do documento. Saiba porque esses processos minimizam o tempo gasto, além de garantir segurança na hora de contabilizar valores e acompanhar os processos tributários de sua bicicletaria. Os diferenciais da NF-e:

  • Alguns dados podem ser recuperados automaticamente através de informações já arquivadas;
  • Rapidez para preencher o documento e fazer o registro, pois o sistema da NF-e é conectado com o da Receita Federal, em questão de segundos valida os dados e autoriza a emissão;
  • Busca fácil, através de palavras-chave você consegue localizar rapidamente a nota fiscal no sistema.

Adote um emissor de NF-e

Para estar em dia com as tributações e ter um amplo gerenciamento de sua bike shop ou bicicletaria, é preciso ter em mãos um sistema que contribua com a administração das entradas e saídas no caixa de sua empresa. Por isso, sugerimos que conheça o Bike Conecta, um gestor online próprio para o seu nicho de mercado.

Através de um painel simples e muito prático, você consegue emitir NF-e, fazer cadastros tributários, ter acesso ao controle financeiro, de clientes, produtos, fornecedores e vendas. Esse conjunto de ferramentas, vai potencializar a gestão de caixa da sua bicicletaria ou bike shop. Conheça mais nossos serviços, clique aqui e entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *